Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Propostas de Redação > Propostas de Redação Enem > Política >

Impactos da Instabilidade Política No Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Impactos da Instabilidade Política No Brasil", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Instabilidade política no Brasil e o impacto na economia

9 de junho de 2020

A instabilidade política no Brasil já impacta a economia nacional desde 2008 e agora soma-se a isso uma desafiadora crise de saúde pública mundial

Um ambiente politicamente instável afeta a variável mais dinâmica de uma economia que é o investimento, que por sua vez é o que gera efetivamente crescimento econômico e produtividade.

O empresário ou investidor observa o cenário atual e também um horizonte de longo prazo; logo, quanto mais previsível for esse horizonte maior será o incentivo ou a motivação para fazer esse investimento. Sendo assim, quando existe um cenário de instabilidade política e econômica, tendem a retroceder na decisão, buscando ambientes ou momentos mais favoráveis ao investimento.

Dificilmente alguém entra em um jogo onde as regras podem mudar do dia para noite, com isso a instabilidade política no Brasil tem gerado insegurança nos potenciais investidores, independente de área ou setor, por não conseguirem vislumbrar retorno, além do risco de mudanças de regras, inclusive legais no curto, médio e especialmente longo prazo. Isso impacta diretamente o aporte de recursos, o que prejudica exponencialmente o desenvolvimento econômico do país.

Disponível em: https://www.levelgroup.com.br/blog/instabilidade-politica/

TEXTO II

Uma publicação do National Bureau of Economic Research (1992) sugeriu que o crescimento econômico e a estabilidade política estão conectados. A estabilidade política governamental é considerada, pela maioria dos pesquisadores do tema, como fator determinante para investimentos, principalmente quando os investimentos são oriundos de companhias estrangeiras (Moura, et. al, 2011). Nas últimas décadas, foi possível observar a relevância do conhecimento das políticas públicas contemporâneas, assim como das instituições, regras e modelos que regem sua decisão, elaboração, implementação e avaliação (Souza, 2009). Nessa perspectiva, é possível afirmar que, atualmente, as condições políticas representam o critério determinante e primordial do processo decisório de organizações internacionais, para alocar recursos e operacionalizar relações comerciais com outros países.

A incerteza política, associada a um ambiente de instabilidade, pode reduzir o investimento e o rumo do desenvolvimento econômico. Por outro lado, o mau desempenho econômico pode levar um governo à derrocada e, consequentemente, à instabilidade política no país. A instabilidade política em muitos países vem ganhando notoriedade na mídia nacional e internacional. Grandes crises políticas vêm atraindo bastante atenção internacional, sendo possível citarem-se algumas crises políticas que tiveram forte impacto, como a Primavera Árabe, a crise política no Paraguai, a recente saída do Reino Unido da União Europeia, a crise política na Ucrânia, além da atual e mais recente crise política e econômica brasileira (Souza, 2009).

Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5575/557559461003/html/

TEXTO III

Impactos da Instabilidade Política No Brasil

Disponível em: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fdocplayer.com.br%2F202095958-Impactos-da-instabilidade-politica-no-brasil.html&psig=AOvVaw0q2-FqFv-3j5r1-qzl6kb-&ust=1669991913639000&source=images&cd=vfe&ved=0CBAQjRxqFwoTCJii3e7S2PsCFQAAAAAdAAAAABAJ










Propostas de Redação: Educação

Propostas de Redação: Sociedade