Educação Domiciliar
Texto I
Existem diferentes vantagens e desvantagens do homeschooling. Muitos defensores acreditam que a educação domiciliar é capaz de trazer mais gosto pelo aprendizado, desenvolvimento da disciplina de estudo e até favorecer o autodidatismo. Por outro lado, há quem garanta que o homeschooling prejudica a socialização com pessoas da mesma idade e traz limitação para o aprendizado coletivo.
No Brasil, a prática não é regulamentada, mas há países em que homeschooling é permitido. A educação domiciliar, como o nome sugere, remete à promoção do ensino em casa, para crianças e jovens. Os conteúdos são transmitidos pelos pais e/ou responsáveis com suporte de livros, plataformas digitais e entre outros recursos.
Vantagens e desvantagens do homeschooling
• Vantagens do homeschooling
Novas estratégias de aprendizado: quem apoia o homeschooling enfatiza diferentes vantagens que essa forma de ensino pode trazer para as crianças e adolescentes. De acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), entre os benefícios que os alunos podem ter é o emprego de novas estratégias de aprendizado, tendo em vista que o processo de ensino pode ser adaptado para cada indivíduo.
Flexibilidade de horários: outra vantagem apontada pelas pessoas que defendem a educação domiciliar remete a flexibilidade de horários. Os pais e/ou responsáveis pela criança podem montar um cronograma de estudo específico, considerando o dia a dia familiar.
Proteção contra possíveis perigos: bullying, preconceito e até receio de violências no ambiente escolar levam muitos pais a defenderem a educação domiciliar. Com o objetivo proteger as crianças de possíveis perigos, os responsáveis apoiam a ideia de não precisarem da frequência à sala de aula.
• Desvantagens do homeschooling
Falta de socialização: para quem não concorda com a ideia, acredita que existem desvantagens do homeschooling para a educação dos estudantes. O Todos Pela Educação, por exemplo, reforça ser contra qualquer incentivo à educação domiciliar. A ONG defende a importância da socialização com outras crianças e jovens, o que no homeschooling é limitado.
Cyberbullying: uma das desvantagens da educação domiciliar também está o risco do cyberbullying, prática de perseguição, difamação e humilhação realizada por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação. Ao passarem mais tempo em ambientes virtuais para estudar, as crianças e adolescentes terão mais chances de exposição ao cyberbullying.
Aumento das distrações: apoiadores da educação domiciliar reforçam que a prática desenvolve a disciplina de estudo. No entanto, quando não há supervisão direta dos responsáveis pela educação da criança, o homeschooling pode aumentar as distrações na hora de estudar.
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/ensino-domiciliar-pros-e-contras
Com base nas informações dos textos e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Educação Domiciliar