Privatizações - Há mesmo benefícios nas privatizações?
Texto I
Durante quase cinquenta anos, entre o período de 1930 a 1979, foram realizadas obras de infraestrutura voltadas para o desenvolvimento do país, ampliando assim o campo de atuação do Estado na economia.
Na Era Vargas, por exemplo, houve grandes investimentos para a industrialização da economia nacional. Foi nesse período que se criou a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN), Cia Vale do Rio Doce e a Cia Hidrelétrica do São Francisco.
O Brasil, portanto, passou a criar e absorver empresas, por motivos como recursos insuficientes por parte do setor privado, como também para criar setores estratégicos para a economia nacional.
Essa era uma característica que ocorria mundialmente, e muito se deve por crises que ocorreram, como a crise de 1929 e, posteriormente, a primeira crise do petróleo.
Para se ter uma ideia, em 1979 havia cerca de trezentas empresas estatais federais no Brasil, dentre elas podemos citar bancos, siderúrgicas, empresas de petróleo e hotéis. Essas empresas, como apontam estudiosos, foram essenciais para o processo de desenvolvimento do Brasil.
Foi aí que o agigantamento do Estado deixou de trazer benefícios e a privatização no Brasil começou a fazer sentido. Isso porque o país perdeu quase que completamente sua capacidade de investimento devido à crise da dívida no final dos anos 70.
Nesse período também ganha força a ideia da redução do tamanho do Estado, mas não necessariamente o retrocesso ao Estado mínimo.
Graças a uma tendência mundial que se iniciava com programas de liberalização anunciados pela Grã-Bretanha, mais de cem países iniciaram programas de privatização nesse período, dentre eles: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, na América Latina; Malásia, Paquistão e Filipinas, na Ásia; França e Grã-Bretanha, na Europa Ocidental; Marrocos e Nigéria, na África.
E é nesse contexto que a privatização no Brasil ganha força.
Disponível em: https://www.politize.com.br/privatizacao-no-brasil/
Com base nas informações dos textos e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Privatizações - Há mesmo benefícios nas privatizações?