Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Propostas de Redação > Propostas de Redação: Concursos >

Saneamento Básico

Texto I

Qual é a situação atual do Brasil?

O Brasil conta com um grande desafio quanto ao saneamento básico porque, de acordo com a pesquisa feita pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2018, cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a abastecimento de água e mais de 100 milhões de pessoas moram em locais onde não há coleta de esgoto. Além disso, apenas 46% do volume total de esgoto produzido em território nacional recebe tratamento.

Em 2018, a quantidade de esgoto sem tratamento que foi despejado diretamente na natureza equivale a 5.715 piscinas olímpicas.

Esses números são alarmantes, porque são índices de uma realidade grave que acomete muitas comunidades em nosso país, e o saneamento básico deve agir como um protetor à qualidade de vida e ao meio ambiente e é necessário controlar esse cenário.

Se a população de determinada região não tem os recursos básicos para despejar os dejetos tratados na natureza, o meio ambiente vai se tornando cada vez mais insalubre.

Quais são as consequências?

Muitos se enganam quando pensam que os efeitos danosos da ação humana sobre o meio ambiente afeta apenas o local exato onde há ausência total ou parcial de saneamento básico.

Quando o meio ambiente entra em desequilíbrio, pode afetar mais drasticamente algumas comunidades e outras regiões distantes que consomem alimentos, produtos e serviços.

A falta de saneamento básico, acondicionamento, coleta, transporte e destino de resíduos sólidos e de abastecimento de água potável contribui de forma ativa para o desenvolvimento de doenças.

Dengue, leptospirose, cólera, febre tifóide, entre outras doenças, estão entre as que podem ser proliferadas pela carência de saneamento básico.

Organizações internacionais como Banco Mundial, Instituto Internacional de Águas de Estocolmo e Unicef apontam que a falta de acesso a melhores condições de saneamento é mais acentuada em populações de baixa renda, como periferias urbanas e aldeias indígenas no Brasil.

Com isso, por meio da nota técnica, divulgada em setembro de 2020, são indicadas orientações para otimização e aprimoramento dos serviços de saneamento básico, tendo em vista as consequências da pandemia que acometeu o mundo no ano e os esforços necessários para superá-la.

Disponível em: https://www.stant.com.br/novo-marco-do-saneamento-e-construcao-civil/

Com base nas informações dos textos e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Saneamento Básico