Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > ACAFE: >

Como Funciona a Redação da ACAFE?

Aprenda Sobre Como Funciona a Redação da ACAFE 2024

Como Funciona a Redação da ACAFE

Qual é a Metodologia de avaliação da redação da ACAFE?

1. Elabore uma redação de 10 a 33 linhas (sem considerar o título), usando o espaço próprio na folha de redação. Texto com menos de 10 linhas não será corrigido e as linhas que excederem a 33 não serão corrigidas.

2. Use o espaço para rascunho, caso deseje. Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva.

3. Na sua redação, você deve:

a. atribuir um título na linha destinada;

b. ocupar as linhas de uma até a outra margem, observando o espaçamento adequado entre as palavras, com letras e espaços de tamanho regular, respeitando os parágrafos;

c. utilizar linguagem clara, seguindo as normas do português culto (padrão formal), redigir com letra legível e usar somente caneta esferográfica, tubo transparente e com tinta indelével de cor preta (preferencialmente) ou azul.

4. Fragmentos de texto escritos em locais indevidos, segmentos emendados, rasurados, repetidos, bem como linhas em branco constituem espaços que serão descontados do cômputo total de linhas.

5. Para efeito de correção, na contagem do número mínimo de linhas, serão desconsideradas as que constituírem cópia parcial ou total dos textos motivadores ou de questões objetivas do Caderno de Prova, ou qualquer fragmento de texto que ultrapassar a quantidade máxima de linhas estabelecidas na Folha de Redação personalizada. O desrespeito às margens e o espaçamento inadequado, entre as palavras, também serão penalizados.

6. Não será aceita redação em versos.

7. O texto produzido deverá ser transcrito na íntegra para a Folha de Redação personalizada com caneta esferográfica, tubo transparente, com tinta indelével, de cor preta (preferencialmente) ou azul.

Faça o Download da Folha de Rascunho da Redação Em nosso Google Drive.

Como Funciona a Pontuação da Redação ACAFE?

7. A redação será avaliada, considerando os seguintes critérios e notas:

a. Adequação à proposta (tema/gênero tipologia dissertativo-argumentativa) – Nota 0,0 a 2,5;

b. Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa – Nota 0,0 a 2,5;

c. Coerência e coesão – Nota 0,0 a 2,5;

d. Nível de informação e de argumentação, estilo/expressividade – Nota 0,0 a 2,5.

Como Vai Funcionar a Correção da Redação ACAFE

Somente serão avaliadas as redações transcritas de forma legível para a folha de redação personalizada e conforme especificações contidas no subitem 10.5.1 deste Edital.

Toda redação será avaliada por dois avaliadores diferentes, sendo que cada avaliador atribuirá uma nota de 0,0 a 2,5, para cada um dos quatro critérios, e a soma desses pontos comporá a nota final de cada avaliador, que pode chegar a 10,00.

A nota final da redação será igual à média aritmética da nota final atribuída pelos dois avaliadores.

Será considerada discrepância a divergência de notas atribuídas pelos avaliadores quando:

1. for superior a 0,5 em qualquer um dos critérios e/ou;

2. for superior a 1,0 ponto na nota final de cada avaliador.

Para o caso de haver discrepância entre as duas avaliações iniciais a redação será reavaliada, de forma independente, onde poderá ser mantida a nota atribuída, se esta estiver de acordo com os critérios previamente definidos pela Banca de Correção das Redações.

Para efeito de correção na contagem do número mínimo de linhas serão desconsideradas as que constituírem cópia parcial ou total dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova.

1. Também será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que ultrapassar a quantidade máxima de linhas estabelecidas na folha de redação personalizada. O desrespeito às margens e o fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado será apenado, bem como espaçamento inadequado entre as palavras.

2. A folha de redação personalizada não poderá ser assinada, rubricada ou conter marca que possa identificar o candidato, sob pena de anulação da prova.

3. A folha de redação personalizada será o único documento válido para a avaliação da redação. A folha para rascunho do caderno de prova não valerá para fins de avaliação.

4. O texto dissertativo-argumentativo deve ser o resultado da produção e da criatividade do candidato.

5. Caso o candidato faça a sua redação em letra de forma, deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.

Redação da ACAFE

Quais motivos levam a redação da ACAFE ser zerada?

A redação receberá nota 0,0 se apresentar uma das características a seguir:

1. fuga total ao tema;

2. não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

3. texto com número de linhas inferior a dez, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente";

4. escrita a lápis;

5. impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação;

6. folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho.

Candidato com Deficiência e Afins

O candidato portador de deficiência visual que requerer a prova em braile deverá transcrever a redação e as respostas das questões da prova objetiva em Braille, devendo levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, máquina de Braille ou reglete e punção, podendo utilizar-se de soroban.

O candidato portador de baixa visão que necessitar de prova ampliada deverá indicar o tamanho da fonte de sua prova ampliada, entre 24, 26 ou 28. Não havendo indicação do tamanho de fonte, o candidato receberá todo material de prova (caderno de prova, cartão resposta personalizado e folha de redação personalizada), ampliado com fonte Arial, tamanho 26.

O candidato portador de prótese auditiva deverá comprovar sua necessidade, inclusive no dia da prova à Coordenação Local, através de laudo médico, para poder fazer uso do aparelho auditivo. Caso o candidato não comprove a necessidade do uso deverá retirar o aparelho antes de iniciar a prova.

O candidato portador de prótese metálica, ou de marca-passo deverá comprovar sua necessidade, através de laudo médico, devendo apresentar, inclusive no dia da prova à Coordenação Local, para evitar constrangimentos ao passar pelo detector de metal.


Propostas de Redação

Redações Enem