Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Fatec: >

O emprego perfeito: realidade ou ficção?

Proposta de Redação Fatec: 2018

Texto 1

Hoje, 39% dos jovens de 19 a 35 anos querem trocar de emprego em até dois anos, de acordo com um estudo da consultoria Deloitte com 8.000 jovens de 30 países.

No ano passado, o índice era maior: 44%. A redução, para Luís Fernando Martins, diretor de uma recrutadora, tem a ver com a crise econômica. “Há muitas vagas sendo preenchidas por seniores. Os jovens tiveram que ajustar as expectativas.”

(Anna Rangel. Folha de S.Paulo, 02.04.2017. Adaptado.)

Texto 2

Gostar do trabalho e encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal é muito importante, se não fundamental, para qualquer pessoa. Não se trata de transformar o emprego em hobby, mas de achar um cargo que, além do salário no fim do mês, lhe traga algum significado à vida e seja desafiador.

(Beatriz Braga. Folha de S.Paulo, 02.04.2017. Adaptado.)

Texto 3

Com a morte de Steve Jobs, seu discurso aos formandos da Universidade de Stanford em 2005 virou febre na TV, nos jornais, na internet e emocionou até quem não era fã do criador da Apple. No texto, ele defende o famigerado “o segredo do sucesso é amar o que faz”. Mas com ainda mais ênfase: ninguém deveria se contentar enquanto não achasse um trabalho que fosse sua paixão genuína. O público achou edificante, mas especialistas em carreira cobriram o discurso de críticas. A começar pela mais óbvia: se todo mundo seguir esse conselho, como a sociedade vai funcionar se há centenas de trabalhos que talvez ninguém ame?

<https: //super.abril.com.br/comportamento/o-segredo-do-sucesso-e-amar-o-que-voce-faz> Acesso em: 30.10.2017. Adaptado

A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:

O emprego perfeito: realidade ou ficção?


Propostas de Redação

Redações Enem