Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Mackenzie: >

A Censura

Proposta de Redação Mackenzie: 2010

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

Por censura, basicamente, entende-se o exame a que são submetidos trabalhos artísticos ou informativos, com base em critérios morais ou políticos, para decidir sobre a conveniência de serem ou não liberados para apresentação ao público em geral. A censura foi uma das armas de que o regime militar se valeu para calar seus opositores e impedir que qualquer tipo de mensagem contrária a seus interesses fosse amplamente divulgada.

Uol Educação

Texto II

O jornal The New York Times publicou reportagem sobre a censura ao jornal O Estado de S. Paulo como um dos símbolos do retrocesso da liberdade de imprensa na América Latina. Desde o dia 31 de julho de 2009, o jornal e o site estadao.com.br estão impedidos de publicar reportagens sobre a Operação Boi Barrica, envolvendo o filho do senador José Sarney.

www.estadao.com.br

Texto III

A censura é tão antiga quanto a sociedade humana e existe em todas as comunidades. Para alguns ela representa a violação do direito de livre expressão; para outros representa um instrumento necessário à defesa dos princípios morais.

Um dos lados positivos da censura é que ela exerce o exame e a classificação do que se considera imoral, crime, pecado, heresia, subversão ou qualquer outro ato suscetível de supressão e/ou punição exemplar. Esse aspecto positivo pode ser verificado, por exemplo, na proibição de veicular imagens de violência, sexo ou nudez na televisão, em horários impróprios, com o objetivo de proteger as crianças.

Antônio Consuelta


Propostas de Redação

Redações Enem