Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Fatec: >

Proibição como forma de se organizar uma comunidade e os efeitos disso na vida dos cidadãos

Proposta de Redação Fatec: 2009

Leia os textos que seguem. Eles permitem reflexões iniciais sobre o tema proposto para a redação.

Lei Seca pune motoristas até no Second Life

A lei que proíbe motoristas de dirigir após beber qualquer quantidade de álcool ganhou versão no mundo 3D.

Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela fundação Mapfre, que, entre outros negócios, explora seguros para carros, e criou um simulador no Second Life para comparar os efeitos de dirigir sóbrio ou sob efeito de álcool.

Segundo os criadores do sistema, a pista de testes registra uma média diária de 6,2 mil visitantes e já recebeu meio milhão de avatares desde sua estréia.

Na pista, localizada na ilha Brasil Corporativo, os avatares podem dirigir carros ou bicicletas selecionando a opção sóbria ou sob efeito de álcool.

A Mapfre explica que a intenção do serviço é educar os motoristas. Ao cometer infrações por estar bêbado no Second Life, o avatar é informado das punições a que ele estaria sujeito fora do mundo virtual.

(ZMOGINSKI, Felipe. Plantão Info, In: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/, 16/07/2008. Adaptado.)

Lei proíbe fumar charuto em restaurantes

Fumar charutos, cigarrilhas e cachimbos em bares ou restaurantes da cidade de São Paulo está proibido desde ontem, exceto nos estabelecimentos que tiverem uma área exclusivamente destinada para essa finalidade e com sistema de contenção da fumaça no ambiente. A restrição vale inclusive nos atuais espaços para fumantes, que, segundo essa lei, devem ser destinados apenas a quem fuma cigarros comuns.

O descumprimento da lei prevê uma multa de dez UFMs (Unidade Fiscal do Município), equivalente hoje a R$ 872, ao estabelecimento e ao cliente. A responsabilidade pela fiscalização será das subprefeituras.

(IZIDORO, Alencar e BALAZINA, Afra. Folha de São Paulo.) São Paulo já tem lei do silêncio mais rigorosa

A Prefeitura de São Paulo vai tornar mais rigoroso o Psiu (Programa de Silêncio Urbano), que, a partir de agora, vai fiscalizar o ruído vindo da construção civil. A nova lei de zoneamento da capital, que entrou em vigor no último dia 3, estabelece que o programa também deve medir os decibéis liberados por obras. Além disso, o Psiu passa a fiscalizar casas onde haja qualquer tipo de atividade profissional. Mas os critérios que nortearão a vistoria nessas áreas ainda não foram definidos.

(LAGE, Amarílis. Folha de São Paulo).

PROPOSTA

Redija um texto dissertativo em que você discuta a ideia da proibição como forma de se organizar uma comunidade e os efeitos disso na vida dos cidadãos.


Propostas de Redação

Redações Enem