Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Mackenzie: >

As Torcidas Organizadas

Proposta de Redação Mackenzie: 2012

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

Art. 2º-A. Considera-se torcida organizada, para os efeitos desta Lei, a pessoa jurídica de direito privado ou existente de fato, que se organize para o fim de torcer e apoiar entidade de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade.

[...]

Art. 39-A. A torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até 3 (três) anos.

Art. 39-B. A torcida organizada responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento.

Estatuto do Torcedor, lei nº 10.671/2003, alterada pela lei n º 12.299/2010

Texto II

A violência entre “torcidas organizadas” passou a ser uma preocupação social, uma vez que assumiu característica de acontecimento banal, débil e vazio. Na mesma proporção, passou a ser, também, um incômodo aos interesses em torno do evento esportivo. [...] Três aspectos convergem para justificar e explicar a violência entre “torcidas”: a juventude, cada vez mais esvaziada de consciência social e coletiva; o modelo de sociedade de consumo instaurado no Brasil, que valoriza a individualidade, o banal e o vazio; e o prazer e a excitação gerados pela violência ou pelos confrontos agressivos.

Carlos Alberto Máximo Pimenta, sociólogo

Texto III

Quero dizer também que o futebol é o que motiva a união das pessoas em torno dessas torcidas e o futebol envolve disputas. Mas isso não é motivo para guerras. Futebol deve ser motivo para comemorações. Não importa quem perca ou ganhe uma partida, o futebol é sempre festa. Você, que participa ou lidera uma torcida organizada, sabe o poder que tem uma união tão forte em torno de um amor comum. Então, vamos usar essa força e esse amor pelo seu time para fazer uma diferença significativa e positiva no mundo.

Roberto Shinyashiki, psiquiatra e consultor empresarial


Propostas de Redação

Redações Enem