Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > UFRGS: >

Como Funciona a Redação da UFRGS?

Aprenda Sobre Como Funciona a Redação da UFRGS 2024

Como Funciona a Redação da UFRGS

Como Funciona a Redação Na UFRGS?

Na prova de Redação são pressupostas habilidades que vão da compreensão à expressão articulada das ideias acerca do temaformulado. O propósito, aqui, é o de aferir a competência comunicativa do candidato, manifestada através de uma redação de caráter dissertativo. Para tanto, é imprescindível que a redação contenha os aspectos detalhados a seguir.

1. Abordagem do tema

A redação produzida tem de evidenciar a compreensão adequada do tema proposto e atender às orientações que vêm enunciadas na prova de Redação.

2. Definição do ponto de vista

O posicionamento diante do tema proposto é assegurado pelo ponto de vista estabelecido para a redação. O ponto de vista deve indicar o rumo da reflexão inerente a um texto de caráter dissertativo.

3. Contextualização do assunto

Reflexão articulada sobre dados da realidade, referências a fontes de informação diversificadas, citações, paráfrases e/ou alusões respondem pela abrangência de uma redação de natureza dissertativa.

4. Estruturação

A divisão hierárquica das partes que compõem o texto e a organização de frases e parágrafos asseguram a estruturação interna e externa, conferindo progressão e unidade à redação.

5. Linguagem

A expressão linguística pressupõe: seleção e utilização adequada, conveniente e apropriada do vocabulário, dos processos de coordenação e subordinação, dos recursos de pontuação, das estruturas de língua escrita padrão e das convenções ortográficas.

Para a elaboração do texto dissertativo, é importante que o candidato compreenda que, para qualquer tema proposto, são várias as possibilidades de abordagem. Cabe a ele ponderar e discernir acerca daquela que lhe pareça a mais adequada e que lhe dê melhores condições com vistas à elaboração de uma redação com as características especificadas, levando em conta as circunstâncias que envolvem o ato de produção.

Considerando que todo texto instaura uma situação comunicativa – um contato entre o autor e o leitor através da escrita – e que, no caso específico da prova de Redação, se trata de situação em que os sujeitos que escrevem e os sujeito que avaliam a redação se desconhecem e, portanto, não partilham do mesmo contexto interacional, o exame criterioso dos aspectos que envolvem o tema proposto assume significação especial.

Impõe-se a necessidade de o candidato refletir, fazer associações, estabelecer um ponto de vista que possa sustentar ao longo do texto, observando as recomendações, a fim de que a comunicação, por meio desse processo de escritura, se estabeleça com eficácia.

Pontuação

A Prova de Redação será avaliada em duas modalidades - analítica e holística - por examinadores distintos, e cada um atribuirá escores independentes entre 0 e 10. Se os escores atribuídos pelos avaliadores tiverem um distanciamento maior ou igual a 2,5 pontos, considerar-se-á que houve discrepância na avaliação da redação.

Nesse caso, a redação será reavaliada por outro examinador, que irá ponderar sobre a propriedade das duas avaliações anteriores, equilibrar e/ou atribuir novo(s) escore(s), para desfazer a discrepância e registrar os novos resultados.

Avaliação Holística: Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo argumentativo.

Avaliação Analitica: Estrutura e Conteúdo e Expressão

O resultado final da Prova de Redação será representado pela soma dos escores das modalidades analítica e holística e expresso, através de conversão, por um escore entre 0 e 25 (número de questões da Prova de Língua Portuguesa).

Para cada uma das provas realizadas pelo candidato será calculado o escore padronizado, por meio da seguinte fórmula:

Ep = Eb - µ / σ x 100 + 500

Escore padronizado na prova = Escore bruto do candidato na prova - Média dos escores da prova / Desvio padrão da prova x 100 + 500

Cuidados na Redação da UFRGS

Serão avaliadas somente as redações escritas com caneta esferográfica azul ou preta e que forem elaboradas de acordo com as orientações constantes no caderno de provas.

O texto da Redação deverá ser elaborado com letra legível, respeitando o número mínimo de linhas estabelecido no caderno de provas, e não deverá ultrapassar o limite das linhas constantes na folha de respostas.

A sua precisa ter título, e ele não conta como uma linha extra de texto

Na UFRGS, o mínimo exigido é de 30 linhas, sendo o máximo, 50.

Diferente do Enem a proposta de intervenção não é cobrada, o que não significa deixar de propor

Redação na UFRGS

Redações passadas da UFRGS de 2008 a 2020

  1. 2020 – A Respeito da Música Brasileira
  2. 2019 – Maturidade
  3. 2018 – Pai da pátria
  4. 2017 – Estilo
  5. 2016 – Livros Hoje
  6. 2015 – Amizades Hoje
  7. 2014 – O Meu Clássico
  8. 2013 – Papel e Limites Do Humor
  9. 2012 – Adamastores da Língua
  10. 2011 – Profissão Docente
  11. 2010 – Incivilidades e Infrações

Redações da UFRGS corrigidas

Pontuação

Holística: 9,0 de 14,5 Pontos

Analitica: 8,5 de 14,5 Pontos

NOTA FINAL: 17,5 de 25

Prints da Correção em PDF

Exemplo 2

Prints da Correção em PDF

Redação Nota Máxima

Exemplo de Redação Nota Máxima na UFRGS: Um mundo de cegos na UFRGS

Fontes: http://www.ufrgs.br/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2017/01/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-redacao-do-vestibular-da-ufrgs-8985611.html


Propostas de Redação

Redações Enem