Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Redação Alberte Einstein: >

As pessoas não estão prontas para opiniões nas redes sociais

Proposta de Redação Redação Alberte Einstein: 2017

Texto 1

Médica socorre homem que tinha acabado de roubar sua carteira no RJ

Mônica Teixeira - Rio de Janeiro

Uma médica que ia para o trabalho e um bandido que tentava assaltar um ônibus. Os caminhos dessas duas pessoas se cruzaram na quarta-feira (1), no Rio de Janeiro, e a história teve um desfecho que chamou a atenção: a mulher socorreu o homem, que tinha acabado de roubar a sua carteira.

O trajeto que Simone faz todos os dias de ônibus para o trabalho foi interrompido por um assalto, às seis e meia da manhã. Ela estava no primeiro banco e viu quando três assaltantes entraram. “Na hora botou a arma na cabeça do motorista e disse a ele que não zesse nada”. Além de pistolas, eles tinham uma granada e faziam ameaças.

Um dos passageiros era um policial civil, que atirou nos bandidos.

Quando o policial atirou, os assaltantes estavam bem perto de Simone e um deles depois de ser atingido caiu no colo dela. Todos os passageiros saíram do ônibus, mas Simone resolveu voltar pra prestar socorro. Foi o dever de médica que falou mais alto? “De médica e de ser humano. Quando percebi que ele estava vivo, pedi ao policial para me emprestar a luva; me emprestou, e pedi para ligar para o bombeiro. Que chegou logo. E ele estava com vida ainda e onde tem vida a medicina tem que atuar, né?”

Esse assaltante está internado sob custódia em estado grave. Um vídeo feito pelo jornal O Globo mostra a reação de um policial militar diante do bandido ferido. O PM pisa na perna dele e ironiza. Outro assaltante levou um tiro na barriga e foi preso. O terceiro fugiu. Hoje de manhã, logo depois do assalto, Simone estava assim: cheia de sangue nas roupas. Essa já é a 10ª vez que ela é assaltada, mesmo assim a médica acredita que a violência da cidade tem cura.

“Antes de tudo somos seres humanos e a gente tem que lutar pelo outro. A gente levanta bandeira de paz e tem que lutar pela paz. Não importa quem seja, não sou eu que vou julgar. Eu acredito no Rio, no carioca, no brasileiro, a gente tem jeito”.

Disponível em: http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/07/ medica-socorre-homem-que-tinha-acabado-de-roubar-sua-carteira-norj.html. Acesso em: 30.ago.2015. Adaptado para ns de vestibular.

Texto 2

Parabéns ao policial Eduardo Bezerra que impediu um assalto hoje na Barra

Por: Rodrigo Constantino 01/07/2015 às 11:24

Dois assaltantes foram baleados por um policial civil na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quarta-feira, após uma tentativa de assalto dentro de um ônibus da linha 2329 (Recreio-Leblon). Segundo passageiros, três criminosos entraram no coletivo próximo ao Terminal Alvorada e anunciaram o assalto. Agressivos, eles ameaçaram as pessoas. O policial civil Eduardo Bezerra, lotado na 12ª DP (Copacabana), que estava a bordo do coletivo, reagiu e atirou contra o bandidos. Dois ficaram feridos e foram levados para o Hospital Lourenço Jorge. Um terceiro homem conseguiu escapar.

— Eles anunciaram o assalto e começaram a roubar os passageiros. Os bandidos gritavam e ameaçavam as pessoas o tempo todo. Quando caram próximos da porta e distraídos, eu atirei. Acertei um na perna, que ainda tentou fugir, e o outro caiu — contou o policial, que foi parabenizado pelos passageiros.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/lei-eordem/parabens-ao-policial-eduardo-bezerra-que-impediu-um-assaltohoje-na-barra/. Acesso em: 30.ago.2015.

PROPOSTA - Ambos os textos referem-se ao mesmo fato, cada um priorizando determinadas atitudes dos envolvidos.

Com base no comportamento da médica e do policial, escreva um texto dissertativo-argumentativo, expondo seu ponto de vista sobre as diferentes versões relatadas. Dê um título ao seu texto.

Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o texto dissertativo-argumentativo e emprego da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Importante: redija seu texto a tinta, no espaço a ele destinado. O rascunho não será considerado. Será desclassificado o candidato que tirar zero na redação


Propostas de Redação

Redações Enem